Categorias: Notícias

Lagoa dos Tambaquis é perfeita para quem busca descanso e lazer

Destino turístico na Reta da Praia do Abaís, em Estância, conta com excelente estrutura de balneário que atrai milhares de turistas todos os anos

Publicação: 19/01/2024

Lagoa dos Tambaquis é um dos destinos mais procurados no Litoral Sul de Sergipe

Em Estância, no Litoral Sul de Sergipe, um ponto turístico chama a atenção: a Lagoa dos Tambaquis. Famosa por ser o lar de grandes peixes que emprestam o nome ao local, a lagoa atrai um sem-número de pessoas que, todos os anos, vão em busca de tranquilidade e lazer em contato com a natureza.

Na Reta da Praia do Abaís e a cerca de 60 quilômetros de Aracaju, a lagoa nasceu com a água da chuva, e os moradores da redondeza se encarregaram de habitá-la com tambaquis – que são peixes de água doce – com o objetivo de mantê-la limpa. Antes chamada de Lagoa Azul, foi rebatizada com a chegada dos peixes.

Turistas e visitantes podem aproveitar para se divertir, fazendo stand up paddle

Oferecendo pequenas porções de ração, como num gesto de amizade, os tambaquis se aproximam e se deixam acarinhar, desde que sejam tocados apenas nas laterais deles. Importante: não se deve aproximar a mão da boca dos peixes, pois a pessoa corre o risco de, acidentalmente, levar uma mordida e se me machucar.

 

Restaurante de primeira

Cercada de belezas naturais, a lagoa tem ótima infraestrutura por meio do empreendimento Lago dos Tambaquis, um complexo de diversão e lazer pronto para receber turistas nacionais e internacionais. O espaço funciona das 8h às 17h.

O Lago dos Tambaquis nasceu em 2011 como um restaurante na Praia do Saco, também em Estância. Foi somente em 2015 que o estabelecimento passou a existir nas proximidades da Praia do Abaís. No ano seguinte, por pouco o restaurante foi fechado, devido a uma forte seca que quase extinguiu o lago. Quatro anos depois, em outubro de 2020, o restaurante foi inaugurado no terreno onde funciona atualmente.

No empreendimento Lago dos Tambaquis, piscina infantil

Na rotatividade do final de semana, o empreendimento está apto para receber 9 mil pessoas. Quanto à gastronomia, há muitas delícias de qualidade no cardápio. Destaque para as moquecas de camarão e de peixe sempre acompanhadas do famoso pirão, cujo segredo gastronômico garante o retorno de muitos visitantes. Mas, claro, a variedade de iguarias é grande, com pratos como carne do sol assada, peixe e frango grelhados, caranguejo, além de outros tipos de mariscos.

 

Balneário completo

Numa segunda etapa de expansão do empreendimento, em 2021, houve a inclusão de uma piscina de água doce e, em junho de 2023, foi a vez de inaugurar a terceira etapa com a construção de uma piscina de água salgada, com direito a bar exclusivo. Há também o espaço kids com brinquedos e piscina infantil.

Caiaque é também uma das opções de lazer disponíveis para curtir na Lagoa dos Tambaqui

Os adultos também podem praticar esportes aquáticos, como mergulho, stand up paddle e caiaque, além de se divertirem no tobogã e em um banana boat (brinquedo inflável). Além disso, o empreendimento conta com uma capelinha e espaço ao ar livre para a realização de casamentos. E, aos finais de semana, há música ao vivo. Por meio do sistema day use, os visitantes desembolsam apenas R$ 50,00 por pessoa para curtir tudo isso.

Depois das ampliações, o Lago dos Tambaquis se tornou um balneário completo, com muito mais opções, atraindo cada vez mais turistas de Sergipe e de todos os estados brasileiros. Detalhe: o empreendimento também prima pela segurança dos frequentadores, que ficam sob o olhar atento de guardiães. Além disso, há sempre uma técnica em enfermagem disponível na eventualidade de algum acidente.